domingo, 6 de abril de 2008

RESUMO:GHIRALDIDELLI Jr.EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRESSISTA .IN:EDIÇÀO LOYOLA,SÃO PAULO,1998.

THAIS SEIXAS
O autor aborda no texto os tipos de educação física mostrando a finalidade de cada uma e as filosofias subjacentes às concepções.Ele relata as seguinte :
EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA :ela da ênfase em relação à questão da saúde.Para tal concepção,cabe um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios,fortessaúde individual das pessoas ela age como protagonista num projeto de “assepsia social”.A perspectiva da educação higienista vislumbra a possibilidade e a nescessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação.Sua filosofia é produto do pensamento liberal.
EDUCAÇÀO FÍSICA MILITARISTA :a educação física militarista não se resume numa prática militar de preparo físico é acima disso uma concepção que visa impor a toda a sociedade a padrões de comportamento estereotipados,frutos da conduta disciplinar própria ao regime da caserna,seu objetivo principal fundamental é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate ,a luta ,a guerra.Para tal concepção deve ser suficientemente rígida para “elevar a Nação” à condição de “servidora e defensora da Pátria”.Sua filosofia era o “aperfeiçoamento da raça” seguindo assim as determinações impostas pelas falsas conclusões encetadas pela biologia nazifacista.
EDUCAÇÀO FÍSICA PEDAGOGICISTA :tem a concepção que reclama da sociedade a nescessidade de encarar a educação física não somente como uma prática capaz de promover saúde ou de disciplinar a juventude,mas de encarar a educação física uma prática eminentemente educativa.Sua concepção é o sentido corporativista de “valorização do profissional”.A educação física pedagogicista está ligada ao trabalho escolar tendo uma apologia da educação física “centro vivo”da escola pública,responsável por todas as particularidades “educativas”das quais as outras disciplinas,as “instrutivas”,não poderão cuidar.
EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETITIVISTA : seu objetivo fundamental é a caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna,volta-se então para o culto do atleta-héroi,aquele que a desporto de todas as dificuldades chego a podium.
EDUCAÇÃO FÉSICA POPULAR :ela não está preocupada com a saúde pública,também não se pretende disciplinadora de homens e muito menos está voltada para o incentivo da busca de medalhas,ela entende que a educação dos trabalhadores está intimamente ligada ao movimento de organização das classes populares para o embate da pátria social,para o confronto cotidiano imposto pela luta de classes.
Graduando em educação física ,primeiro semetre matutino,UNIRB.

3 comentários:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Thais,
Arrume o título da seguinte forma:
Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita. Sua nota: 0,8.
Você inicia bem o resumo, faz referência ao texto e ao autor, está coerente com as necessidades de um resumo. Contudo, é necessário corrigir que o autor não fala de “tipos” de educação física, mas sim de correntes ou concepções de educação física. Bem como as “filosofias subjacentes” são os fundamentos, algo importante de se fazer notar. De outro modo, você não explicitou a perspectiva do autor. Para tanto, sugiro uma opção de escrita: “tema central do texto é a apresentação das cinco principais correntes da educação física brasileira segundo a visão de Guiraldelli Junior, cuja perspectiva é história, sociológica, filosófica e crítica”. Referente à exposição das cinco correntes no resumo, está coerente mas não essencial, está muito detalhada. Portanto, tente reduzir a extensão dessa partes. Lembre-se que o exercício de um resumo é justamente escrever pouco para ser essencial e coerente.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.

Educação Física 2008 disse...

Cara Colega, Thais Seixas.
Seu resumo foi bem elaborado, achei essencial vc ter dado enface as carateristia pricipais e segundaria o texto. EDUCAÇÃO FÍSICA HIGIENISTA, Saúde.
outras citadas.

Graduando do 1° semestre de Educação fisia.
Marcone cerqueira.

Éder Kaefer disse...

Olá meu nome é keli e gostei do seu resumo principalmente refeente as correntes da Educação Física. Faço parte de um grupo de pesquisa da Universidade da Unijui, RS. Estamos fazendo um estudo sobre essa linha histórica da Educação Física. Valeu