quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

RESUMO:OLIVEIRA,VITOR MARINHODE.O LABIRINTO.IN:O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA,SÃO PAULO,EDIÇÃO BRASILIENSE,1983.

THAÍS SEIXAS
O AUTOR TEM COMO TEMA CENTRAL O CONCEITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE APONTANDO UM AMPLO ESPAÇO DE ATUAÇÃO E IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE ,E TENDO SEMPRE EM EVIDÊNCIA A CARACTERÍSTICA BÁSICA ,QUE É A AÇÃO SOBRE O HOMEM COMPLETO,O ORGANISMO TOTAL.ABORDA VÁRIOS PONTOS EM COMUM ENTRE A CIÊNCIA QUE DA ÊNFASE EM ASSUNTOS BIOLÓGICOS COM PRTENSÃO DE ATENDER O HOMEM COMO UM TODO FACILITANDO O DESENVOLVIMENTO HUMANO, COM UM MECANISMO BASEADO EM INTERESES POLÍTICOS-IDEOLÓGICOS QUE INIBI O POTENCIAL FÍSICO NA SOCIEDADE OU SEJA PREDOMINADO A PRÁTICA DE MANEIRA COMPETITIVA.
GRADUANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA,PRIMEIRO SEMESTRE MATUTINO,UNIRB.

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita. Sua nota: 0,7.
Embora você inicie bem o resumo do texto, pois apresenta o tema central, há algumas contribuições que poderão ajudar você a melhorar. O tem central não é bem o “conceito da educação física na história da humanidade”, na verdade o tema central é “a problemática – o labirinto – existente na tentativa de qualquer definição da educação física”. A história, no caso do texto, serve como um modo de tentar empreender o esforço de definição”. Sendo assim, no que concerne a história colocada no texto, não faz parte do tema central, mas da perspectiva do autor e do caminho pelo qual ele percorre para aprofundar o assunto. Sugiro a seguinte forma para você iniciar o resumo, de forma alguma suprimindo seu início de resumo.
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
A partir daí entra em cena o terceiro critério a ser cumprido. Você destaca e expõe duas idéias essenciais que o autor elabora no texto, contudo, não pode esquecer que ele contextualiza tais idéias no campo da história, como você própria disse. Ou seja, você desenvolve bem o terceiro critério, mas não para um resumo, já que você articula as idéias de modo a expressar uma complexidade. Seu texto serviria, por exemplo, como um parágrafo de um artigo ou de uma monografia, mas para um resumo, está muito complexo, além de ocultar pontos importantes do texto. Lembre-se que um resumo deve expressar a essência do texto relacionado ao seu contexto histórico. Sendo assim, tente seguir a cronologia do texto, expressando o que o autor diz de cada relação que a educação física estabelece com as outras áreas de atuação social. No máximo duas linhas para cada uma delas.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.